Aconteceu entre os dias 19 e 23 de novembro o Encontro Nacional dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (Enconsel) deste ano. Realizado pela Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica (Abraconee), o encontro tem o objetivo de promover a discussão de temas atuais e de interesse da classe contábil.
Além disso, durante o evento a Associação Brasileira dos Contadores do Setor de Energia Elétrica premia as empresas que apresentaram as três melhores demonstrações contábeis em 2021. Na categoria cooperativa, a Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de Mogi das Cruzes (CERMC), foi a 1° colocada, com reconhecimentos ao contador Marco Antônio de Oliveira Pinto. O Sescoop/SP esteve representado no evento pelos consultores contábeis Jailson Campelo e Claudia Cristina dos Santos.
Segundo o presidente da Cooperativa de Eletrificação Rural da Região de Promissão (CERPRO), o evento permitiu o contato com grandes concessionárias e pequenas permissionárias e com a ANEEL. "Isso nos possibilitou abrir os horizontes, sanar muitas dúvidas, trocar experiências e aprendizados", afirma.
Para ele, estar em contato com outros contadores e outras realidades auxilia a cooperativa a estar mais alerta em relação ao que se pode melhorar para tornar o trabalho mais eficiente. "Participar de encontros como esse são de grande importância para o crescimento não só da permissionária, mas como o meu como presidente".
O presidente da Cooperativa de Eletrificação e Desenvolvimento da Região de São José do Rio Preto (CERRP), Odair Corneliani Milhossi, destaca o papel o do Sescoop/SP para que as cooperativas participem do Enconsel. “Foi um ensinamento muito grande e se o Sescoop/SP não estivesse junto com as cooperativas, não conseguiríamos participar”.
Nesta edição, o Enconsel tratou de temas como percentual de presunção, tratamento tributário na mudança contábil para ativo contratual, ICMS sobre demanda contratada, controle patrimonial nas renováveis, impactos e oportunidade para as empresas, demonstração de fluxo de caixa e apresentação das demonstrações contábeis, gestão de Hedge para a volatilidade cambial, aspectos operacionais, contábeis e tributários, como preparar a empresa para inovação e mídias sociais, entre outros.
"A geração de energia distribuída tem crescido de forma absurda e a contabilidade e as leis tributárias não tem acompanhado tal crescimento e não tem atualizado a legislação sobre o tema”, explica Campelo
Esteve presente no evento a superintendência da Agência Nacional de Energia Elétrica, que debateu o modelo de fiscalização econômica e financeira e abordou a importância de relatórios de sustentabilidade exigidos pelos órgãos nacionais e internacionais.
No último dia, os participantes puderam assistir a uma palestra sobre gerenciamento de impressão e legibilidade em relatórios financeiros. “Foi tratada a forma com a qual divulgamos a informação, como otimizar a boa notícia e como mitigar os impactos da informação contábil negativa, um assunto totalmente aplicável para as cooperativas, em seus relatórios financeiros e em especial no relatório de gestão”, conclui o consultor do Sescoop/SP.