Nos dias 19 e 20 de setembro, o Sescoop/SP realizou o quarto módulo da Trilha de Capacitação sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Oferecida no formato EAD síncrono, a capacitação contou com a participação de 103 pessoas e abordou temas relacionados ao uso de recursos de titular, como por exemplo em quais situações é possível a utilização; como solicitar ao titular seus dados; como lidar com empregados ou cooperados não alfabetizados; por quanto tempo guardar os dados de titulares; como eliminar adequadamente os dados capturados; entre outros.

 

 

A assistente do setor Administrativo/Contábil da Coopaspacer, Luana Calderaro, considera que a trilha vem sendo muito importante. “Estamos conseguindo melhorar nossos mecanismos de controle e mitigar os riscos, além de adquirir mais conhecimento sobre esse tema tão importante”, afirma.

 

 

A contadora da Coorptrans, Sara Macedo, concorda. “É um tema que gerou muitas dúvidas, por ser uma legislação que muda muitas coisas e que interfere no dia a dia da cooperativa, já que lidamos com dados o tempo todo. Saber como tratar esses dados e o que fazer era uma dúvida, então a Trilha LGPD é uma iniciativa muito legal”.

 

 

Devido à capacitação, hoje ela considera que entende melhor o objetivo da nova legislação e também a prática. “Eu posso dizer que entendo mais como as empresas e cooperativas têm que tratar a legislação, dados de clientes, colaboradores, cooperados. Desde a captação dessas informações, armazenamento, tratamento, até o momento de exclusão. E também sobre como a cooperativa deve cuidar de todo esse processo e ter alguém que acompanhe isso, com o objetivo de minimizar o risco de falhas e vazamento de dados”, destaca.