Nos dias 2, 4 e 5 de agosto, o Sistema Ocesp realizou o “Encontro de Lideranças e Comunicadores do Cooperativismo Paulista”, em São Paulo, Ribeirão Preto e Marília. O evento itinerante totalizou 334 participantes entre dirigentes e comunicadores das cidades que sediaram os encontros e de regiões nas proximidades para discutir como melhorar a representatividade política e fortalecer a comunicação estratégica do movimento cooperativista.

 

O presidente do Sistema Ocesp, Edivaldo Del Grande abriu os três encontros, destacando o papel das cooperativas na sociedade e a importância de se engajarem politicamente. “Foi gratificante ver as cooperativas atendendo ao nosso chamado, fazendo esta integração e entendendo que precisamos nos posicionar politicamente e não partidariamente, além de impulsionarmos a comunicação do nosso movimento, seja para dentro - aos nossos cooperados – ou para fora, à sociedade”, comentou Del Grande.

 

O Sistema Ocesp também convidou para o evento profissionais renomados, como o cientista social Humberto Dantas, que apresentou a palestra “Cooperativismo e Democracia: Como interagir melhor com o poder público”. “O encontro tratou como olhar para a política de maneira estratégica, racional e respeitosa, trazendo temas essenciais do interesse das cooperativas para discussão dos parlamentos”, explicou Dantas.

 

Na mesa redonda com os comunicadores das cooperativas, o jornalista José Nêumanne Pinto, criador da coluna “Direto ao Assunto”; o professor de Comunicação Luiz Fernando Santoro; e a gerente de Marketing e Comunicação do Sistema OCB, Samara Araujo, expuseram suas experiências. “Vivemos hoje no Brasil uma necessidade de debate. Então, viajar para São Paulo, Ribeirão Preto e Marília, ter o contato com a realidade do cooperativismo, que é bonita de se ver, de praticar e de aplaudir, é uma experiência notável na minha vida profissional”, comentou Nêumanne.

 

O evento contou também com palestras de representantes do Sistema Ocesp, que abordaram os temas Compliance, com o gerente geral Luiz Antonio Schmidt; e “Representação Política do Cooperativismo”, com o assessor de Relações Institucionais Ricardo de Saboya; e “Organização sindical”, com a gerente jurídica Patrícia Cabral.

 

Por último, a gerente do Sistema OCB, Samara Araujo, abordou o Movimento SomosCoop e também informações sobre o Prêmio SomosCoop Melhores do Ano, com a participação da gerente de Gestão das Cooperativas do Sistema Ocesp, Andrea Pinheiro.

 

“Eventos como este são uma oportunidade de reforçarmos o quão importante é o movimento cooperativista pelo que ele representa em valores e princípios, mas também pelos impactos positivos que traz para a nossa sociedade. Devemos 'fazer mais barulho' sobre nossa atuação para ampliarmos nosso reconhecimento. Queremos mais pessoas escolhendo produtos e serviços coop e queremos mais parlamentares que conheçam e defendam o nosso modelo de negócios”, disse Araujo.

 

Segundo o presidente do Sicoob Mantiqueira, Sérgio Peres, o evento levou diversos aprendizados para os participantes. “Foi interessante abordar essa parte de política, que muitas vezes acabamos deixando de lado e é um aspecto em que o sistema cooperativista precisa estar mais inteirado e influente”, opinou.

 

 

Confira fotos com os destaques dos encontros:

 

São Paulo+

 

Ribeirão Preto Parte 1+

 

Ribeirão Preto Parte 2+

 

Marília Parte 1+

 

Marília Parte 2+