No dia 22 de junho, o SESCOOP/SP realizou o primeiro dia de capacitação do “Bloco 1: Curso EAD - Interpretação dos Instrumentos de Governança e Gestão”, parte das ações oferecidas pela "Trilha de Capacitação Governança e Gestão". Desenvolvido por meio das áreas de Formação Profissional e Gestão de Cooperativas, o encontro virtual abordou o passo a passo para a interpretação e preenchimento do Instrumento Governança, um dos diagnósticos de autoavaliação utilizados pelo Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC).

 

O conteúdo do curso foi apresentado pelo sócio-proprietário da MACH Treinamento e Desenvolvimento e especialista em Gestão Empresarial, Vitor Hofmann. “Nosso objetivo hoje é entender o que é o modelo [Instrumento Governança], assim como suas características, requisitos e conceitos embutidos, construindo um novo patamar de conhecimento e preparando as cooperativas para a autoavaliação”, explicou o palestrante.

 

A coordenadora de Desenvolvimento Humano, Jamille Nassar, comenta sobre a importância de oferecer um encontro inteiro dedicado a cada instrumento diagnóstico. “Este bloco é especialmente dedicado aos gestores e profissionais de Gestão de Pessoas, área estratégica e que conhece aspectos fundamentais sobre governança dentro das cooperativas. Por isso, buscamos esclarecer as principais dúvidas que surgem no processo de preenchimento de cada diagnóstico e promover um momento de aprendizagem com mais troca e interação com nossas cooperativas”.

 

A coordenadora de Gestão de Cooperativas, Andrea Pinheiro, destaca os resultados que a ação pretende proporcionar aos negócios cooperativos. “É uma ótima oportunidade para orientar as cooperativas sobre como fornecer informações mais completas e fidedignas, possibilitando, assim, a construção de um plano de melhoria mais assertivo às suas realidades”.

 

 

“Fiquei encantada com tudo que ouvi. À medida que o Vitor foi pontuando as questões e explicando as respostas, ficava claro o que fazer para resolver os problemas que enfrentamos diariamente em nossa cooperativa. Até brinquei: achei a ‘fórmula’ para resolver estes desafios, de forma segura e muito clara”, comentou a diretora financeira da Cooperativa de Ensino de Birigui, Alda Braga de Souza.

 

O Bloco 1 da “Trilha Governança e Gestão” continua nesta quarta-feira, 29 de junho, das 8h30 às 12h30, e abordará o “Instrumento Gestão”.

 

Acesse aqui a página oficial da Trilha de Capacitação Governança e Gestão e acompanhe a programação completa.

 

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail relacionamento@sescoopsp.coop.br