Este 14 de junho marcou o lançamento oficial do programa ´A União Faz a Vida’, principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi, em Quatis. Esse é o segundo município do Rio de Janeiro a receber o projeto, que oferece, aos centros de educação infantil e escolas beneficiadas, atividades sobre educação cooperativa para promover a importância do trabalho em equipe visando o bem comum. Em dezembro, Lídice, distrito de Rio Claro, se tornou a primeira cidade fluminense a contar com o programa.  
 
A implementação está sendo realizada pela Sicredi Vanguarda, umas das maiores das mais de 100 cooperativas que integram o sistema Sicredi e que está presente em mais de 60 municípios nos estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. “Para nós, é uma grande satisfação firmar essa parceria em Quatis para introduzir o programa ´A União Faz a Vida´ localmente. Esse é um programa que representa a importância dos valores cooperativistas e os agrega na educação, fazendo real diferença na vida de todos os envolvidos”, afirma Aldo Dagostim, presidente da Sicredi Vanguarda.   
 
Ao longo de 26 anos, o PUFV ofereceu formação a cerca de 180 mil educadores e teve a participação de mais de 3 milhões de crianças e adolescentes de escolas e centros de educação infantil, em 520 municípios de 11 estados locais onde o Sicredi está presente. 
 
Com a adoção do programa em Quatis, a Sicredi Vanguarda o terá implementado em escolas e centros de educação de 20 municípios, com mais de 2 mil professores e mais de 17 mil alunos envolvidos nessa rede de cooperação.  
 
Cerimônia de lançamento

 

O evento de lançamento em Quatis aconteceu no Appaloosa House e teve a presença do prefeito, Aluisio D´Elias, e de outras autoridades do município, como a secretária de Educação, Ivone Barbosa Bento.  
  

O prefeito ressaltou: “É através da busca de conhecimento que nós, professores, vamos levar ainda mais nossa missão à frente. Como professor que sou, me coloco na missão de ajudar a criar um futuro melhor. Essa aproximação que estamos fazendo com as instituições instaladas no município, como está com o Sicredi, é muito importante”.

 

Em Quatis, o programa trabalhará com foco na educação de estudantes de 12 escolas da rede municipal. ”Agradeço ao Sicredi e parabenizo pela iniciativa. É muito importante uma instituição financeira que não se preocupa só com o lucro. No nosso país, só haverá transformação intelectual e econômica através da educação. Agradeço muito por terem escolhido Quatis”, disse a secretária Ivone Barbosa.
 

Representando a Sicredi Vanguarda, além do presidente, Aldo Dagostim, participaram da cerimônia de lançamento do Programa ´A União Faz a Vida´ a gerente de Desenvolvimento do Cooperativismo, Fátima Adriana Ambrosio, a integrante do Comitê Mulher, Patricia Torres do Nascimento Leis, o integrante do Comitê Jovem, Wallace de Almeida Lima,  e membros da equipe local, liderados pelo gerente da agência em Quatis, Leandro Montianele Martins da Silva. A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo Alyne Moreira Lemes, representou a Central Sicredi Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro. 
 

Em 2008, a Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ implementou o Programa ´A União Faz a Vida´ pela primeira vez. A cidade escolhida foi Céu Azul, no Paraná. Ao longo dos anos, gradativamente, a cooperativa o expandiu a outros municípios da região oeste paranaense: Santa Tereza do Oeste, Serranópolis do Iguaçu, Foz do Iguaçu, Cascavel, Medianeira, Santa Helena, Ramilândia, São Miguel do Iguaçu e Missal. Em 2019, a Sicredi Vanguarda abraçou com o programa também São Paulo, beneficiando as cidades de Igaratá e Lagoinha. Desde dezembro de 2021, a iniciativa abrange adicionalmente o Estado do Rio de Janeiro, primeiro com Lídice e agora com Quatis.   
  
A União Faz a Vida  

 

O Programa A União Faz a Vida é a principal iniciativa de responsabilidade social do Sicredi e tem como objetivo promover valores de cooperação e cidadania entre crianças e adolescentes por meio de práticas de educação cooperativa. As ações têm como protagonistas os alunos, os educadores, a família e toda a comunidade envolvida nas atividades. 

 

Fonte: Sicredi Vanguarda