A Cooperativa de Crédito de Livre Admissão Sicoob União Sudeste (ex-Sicoob Grande ABC) realizou no dia 18 de abril, a assembleia geral ordinária e extraordinária para prestação contas do exercício de 2021.

O período foi fechado com sobra total de R$ 1,150 milhão e para suportar o plano de expansão e desenvolvimento de novos postos de atendimento, foi aprovada a criação do Fundo de Expansão, o qual recebeu o valor de R$ 200 mil. O restante da sobra foi dividida entre Fates (Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social), Fundo de Reserva e incorporação dos juros pagos sobre o capital dos cooperados.

A assembleia também elegeu os novos membros do Conselho Fiscal e aprovou a reforma parcial do estatuto social e da atualização da política de sucessões dos administradores do Sicoob.

Prêmio Ranking de 2021
Semanas antes da assembleia, o Sicoob União Sudeste foi uma das cooperativas do estado de São Paulo vencedora do prêmio Ranking de 2021.  A cooperativa alcançou o prêmio na categoria de Médio Porte em 1º Lugar, em reconhecimento pela performance da instituição durante o ano de 2021.

“Fizemos um trabalho que transformou nossa cooperativa”, comemorou Glauco Pinheiro da Cruz, presidente do Conselho de Administração do Sicoob União Sudeste. Para ele, o ano de 2021 foi de crescer acima do esperado: “Por conta de parcerias, surgiram pedidos para abrir novos pontos de atendimento”.

O Sicoob União Sudeste, ex-Sicoob Grande ABC, nasceu como Crediacisa e completou 15 anos de fundação no último mês de outubro. Atualmente, possui três agências de atendimento, localizadas em Santo André, em São Caetano do Sul e em Ribeirão Pires.    

O Sicoob – Sistema de Cooperativas Financeiras do Brasil possui mais de 6 milhões de cooperados e quem faz parte do Sicoob conta com mais de 3 mil pontos de atendimento, milhares de caixas eletrônicos e uma diversidade de canais digitais que permitem o acesso a um portfólio completo de produtos e serviços financeiros – como conta corrente, investimentos, crédito, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança e muito mais –, com taxas bem mais justas que as encontradas no mercado financeiro convencional.

Isso acontece porque, no Sicoob, quem se associa não é apenas um cliente: é um cooperado e, como dono do empreendimento, participa democraticamente das decisões e dos resultados financeiros – resultados esses que são reinvestidos no desenvolvimento regional, em um círculo virtuoso de prosperidade socioeconômica.