Neste sábado (6), é o Dia Internacional das Cooperativas 2024, data em que o mundo todo celebra a força do cooperativismo na busca de soluções sustentáveis e impactos socioeconômicos positivos. Não à toa, o tema da comemoração este ano é Cooperativas constroem um futuro melhor para todos com destaque em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) até 2030. E, também, aos objetivos da próxima Cúpula da ONU sobre o Futuro, que tem como lema Soluções multilaterais para um amanhã melhor.


“As cooperativas já nascem com o compromisso de cuidar das comunidades onde atuam, o que só pode ser feito com justiça social, equilíbrio ambiental e viabilidade econômica. Por isso, nossas atividades contribuem de forma significativa para a sustentabilidade, ponto crucial para o futuro da humanidade. O tema deste ano mostra, mais uma vez, como o cooperativismo é fundamental para a promoção das mudanças que a sociedade almeja”, afirma o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas.  

 

O tema escolhido para este ano remete ao fato de que as cooperativas são reconhecidas por sua identidade, valores e princípios, estabelecendo um sistema robusto e capaz de demonstrar seus altos padrões de crescimento inclusivo e sustentável, além de seu papel na preservação do meio ambiente. Por meio de governança democrática e propriedade compartilhada, as cooperativas buscam um mundo mais justo e equilibrado, unindo pessoas de diferentes origens em termos iguais, promovendo o entendimento e o respeito mútuo. 

 

E, para mostrar a grandiosidade do cooperativismo brasileiro, assim como seu alcance global, uma ação de mídia especial pôde ser observada por quem passou pela Times Square, em Nova Iorque (EUA), nos últimos dias. A projeção em telões da famosa praça americana se transformará, ainda, em um vídeo  case a ser veiculado pelo portal Metrópoles, e em posts para as redes sociais.  

 

E mais: fomos até a Rochdale, na Inglaterra, para contar os 180 anos de história do movimento a partir do cenário onde tudo começou. Uma série de vídeos exclusiva destaca a trajetória de sucesso do cooperativismo ao longo dos anos, resgatando locais e passagens marcantes para o movimento. Para completar, a data é destaque em conteúdos especiais que podem ser conferidos em grandes portais como G1 e UOL.  

 

Dia C 

 

Outra celebração importante do cooperativismo brasileiro também no sábado é a realização de ações que buscam chamar a atenção para as práticas das cooperativas para promover os ideais do movimento como solidariedade, eficiência econômica, igualdade, paz e prosperidade mundial. Uma série de iniciativas sociais são organizadas e oferecidas para a sociedade que, por sua vez, tem a oportunidade de conhecer na prática as contribuições do movimento para um mundo mais justo e igualitário.  

 

Chamada de Dia de Cooperar, ou simplesmente Dia C, a data reúne eventos voluntários e solidários nas principais capitais e cidades do país, e ressalta iniciativas que, muitas vezes, ocorrem durante o ano todo. Um dos destaques do Dia C 2024 inclui as ações desenvolvidas por cooperativas de todo o país para ajudar as vítimas do Rio Grande do Sul após o desastre climático ocorrido em abril deste ano. Em um grande movimento de solidariedade, os resultados das doações arrecadadas serão apresentadas em um evento promovido na Cooperlíquidos, localizada na capital do Estado, em reconhecimento ao trabalho dos inúmeros voluntários engajados.  

 

 

Saiba mais em somos.coop.br

 

 

 

Fonte: Sistema OCB / SomosCoop