O Programa Ouvidoria de Excelência (POE) foi desenvolvido pela Unimed do Brasil em parceria com diversas Singulares e Federações. Por meio do Comitê Nacional de Ouvidores do Sistema Cooperativo Unimed e com o apoio da consultoria IBRC (Instituto Ibero-Brasileiro de Relacionamento com o Cliente), o programa foi criado com o objetivo de estruturar as Ouvidorias do Sistema Unimed, que compartilharam suas realidades, necessidades e desafios.

 

O escopo do Programa inclui a estruturação e revisão dos processos, ajustes na atuação do ouvidor, equipe, nos objetivos da área e a adoção de meios de comunicação tanto para o público externo quanto interno. A infraestrutura da Ouvidoria também é um ponto importante para o desenvolvimento do trabalho, visando alcançar os objetivos estratégicos e fortalecimento da marca Unimed.

 

A recertificação é concedida de acordo com as diretrizes exigidas no programa e o desempenho apresentado durante um período de dois anos de certificação. Os pontos avaliados permitem que a Ouvidoria busque a sustentabilidade do negócio, a fidelização e, acima de tudo, a satisfação de nossos beneficiários, além de atender à RN 323 da ANS.

 

Com base na pontuação atribuída pela comissão avaliadora da Unimed do Brasil e no cumprimento dos pré-requisitos estabelecidos para o processo de recertificação, a Unimed Lins recebeu o Selo do Programa Ouvidoria de Excelência em Nível Excelência, o que reflete a busca por ações estratégicas da área de Ouvidoria, em confluência à essência do Jeito de Cuidar Unimed.

 

Para a Ouvidora da Unimed Lins, Alessandra K. Moreira Fassa Garcia, a conquista só foi possível devido ao trabalho e comprometimento da equipe, representada por pessoas que atuam nas áreas assistenciais, administrativas e de negócios da Unimed Lins, além do apoio incondicional da Gestão Executiva que viabilizou a estruturação adequada e contribuiu para garantia do selo, reafirmando o compromisso e cuidado com nossos clientes. A Ouvidoria é um canal de comunicação de última instância e atua como porta voz do beneficiário na operadora.